Árvore da Vida
7.1 - O SÍMBOLO
A ÁRVORE DA VIDA, divulgada em época recente principalmente através da CABALA *, é um símbolo comum à diversidade de filosofias, ciências e religiões da Antiguidade. Ela simboliza a ligação entre os universos DIVINO e TERRENO, e indica que a vida neste último, inclusive a animal e a humana, são frutos de duas energias arquetípicas: a da JUSTIÇA e a do AMOR.
Mas o que significam as expressões JUSTIÇA e AMOR, ou melhor, como traduzi-las em uma linguagem menos lúdica, mais objetiva?
*conteúdos da tradição hebraica
7.2 - JUSTIÇA E AMOR
Enquanto AGIR POR JUSTIÇA é dar vez e voz ao mínimo, à parte, ao indivíduo, ou por outra, é respeitar o direito que cada mínimo, cada parte, cada indivíduo tem ,de SER OUVIDO(E VISTO), ... AGIR POR AMOR é justamente o oposto! É privilegiar os direitos da maioria(e não os de uma minoria), os do todo(e não os de uma parte), os da coletividade(e não os de um indivíduo)!
Se a verdadeira JUSTIÇA separa, leva em conta as diferenças, trata cada um conforme cada um, ... o verdadeirto AMOR une, desconsidera as diferenças, trata a todos de maneira igual.
7.3 - AS DUAS DIGNIDADES
A associação dos conteúdos precedentes com GATOS e CÃES (e por tabela, com CAVALOS e BOIS) é inevitável : enquanto a JUSTIÇA, atraída para a PARTE, prioriza a DIGNIDADE INDIVIDUAL (os direitos daquele gatinho ali, ó, daquele potrinho lá ...), o AMOR, atraído para o TODO, prioriza a DIGNIDADE COLETIVA (os direitos da matilha, seja ela canina ou bovina!).
7.4 - DEUSES E HOMENS
Amigo - internauta, para o conhecimento Antigo apenas os DEUSES têm condições de viver as duas energias num mesmo corpo. Você e eu, apenas uma ... Qual das duas move o seu? A da JUSTIÇA ou a do AMOR?
7.5 - FACILITANDO AS COISAS
Como pode estar em dúvida em relação a estes dois conceitos, vamos diferenciá-los mais concretamente ...
Se a JUSTIÇA é o mais sublime dos pensamentos, o AMOR é o mais sublime dos sentimentos, de onde essas duas energias são de naturezas complementares. JUSTIÇA é pensamento, AMOR é sentimento. Ou no enfoque arquetípico: enquanto a JUSTIÇA é exercida pelo arquétipo JULGADOR, o AMOR, pelo CONDUTOR.
Se o JUIZ IDEAL é justo com seus julgados, o COMTE IDEAL ama os seus soldados.
7.6 - A ÁRVORE DA VIDA
Em qual dos lados você se enquadra? O internauta tem facilidade ou dificuldade em perdoar?
Vamos voltar ao corpo ...
7.7 - "ABRAÇANDO A FILHA"
Tente se recordar da última vez em que abraçou a filha, do jeito que o seu corpo gosta. Ao percebê-la, o seu corpo se encaminhou devagar, devagarinho, cada membro a seu tempo, 'quebrado, partido', retardando o encontro para melhor vê-la e ouvi-la, ... a sarda do lado esquerdo, uma sobrancelha se erguendo, o silêncio! Ou será que para o seu corpo, 'ver e ouvir' a filha ao abraçá-la, é tirar toda a beleza do momento; afinal, a felicidade maior está no encontro dos corpos ... e para isso, nada melhor do que olhos e ouvidos como que fechados e todos os membros chegando juntos, ao mesmo tempo!
Qual dos abraços deixa o seu corpo mais feliz?
Se a JUSTIÇA é discreta, respeita, espera, ... o AMOR não sabe ficar só, invade, tem pressa!
7.8 - E O CORPO DOS OUTROS?
Até aqui você se ocupou da sensorialidade modal do seu próprio corpo, em identificar se ele está mais para GATO (atraído para a PARTE, para a JUSTIÇA) ou para CACHORRO (atraído para o TODO, para o AMOR). De agora em diante, procure se interessar também pelo corpo dos outros, a começar pelo dos filhos. Para isso, retome os abraços e esteja atento ao modo como o corpo deles gosta de ser abraçado.
Admitindo-se que identificou o seu corpo como sendo de sensorial tipo 'FELINO' (JULGADOR) , será que os dos filhos igualmente são, ... ou na família humana, diferentemente do que nas animais investigadas, podem ocorrer os dois tipos?
Considere, por exemplo, o mais novo ...
7.9 - "ABRAÇANDO OS FILHOS (1)"
Caso o sensorial modal do seu caçula seja do tipo 'FELINO'(de um JUIZ), o corpo dele é um veículo do verbo RECEBER e como tal gosta de abraçar as pessoas RECEBENDO-AS, acolhendo-as. E desde que `o modo como se acaricia é o modo como se gosta de ser acariciado', ele gostará de ser abraçado por você da mesma forma: sendo acolhido pelo seu corpo. Se o seu sensorial também for do tipo FELINO - conforme combinamos - não haverá problema, mas se 'CANINO'(de um COMTE), terá que praticar a atitude oposta para agradar o corpo do filho. Em vez de emitir-se na direção do menino, como geralmente faz, experimente – ao menos no primeiro movimento – fazer o corpo dele vir na sua direção 'para que possa acolhê-lo'. E aja sutil e cuidadosamente porque ele estará fazendo o mesmo!
O aconselhável é imaginar-se um pai ou mãe AVE e recebê-lo sob as asas.
7.10 - "ABRAÇANDO OS FILHOS (2)"
Já se o corpo do seu caçula for de sensorial 'CANINO', ele é um veículo do verbo EMITIR e como tal gosta de abraçar as pessoas emitindo-se de encontro a elas e portanto gostará de ser abraçado da mesma forma: com você emitindo-se na direção dele. Se o seu sensorial modal for tipo 'CANINO', tudo bem, mas se 'FELINO' o seu corpo não foi feito para esse tipo de abraço (ele perde parte do prazer ao ir de encontro ao outro ).Mas tente, para isso mentalizando que este esforço afora agradar o corpo do filho, fará você ampliar a própria sensorialidade. Coragem! Considere-se um RÉPTIL ou o que é mais fácil, transforme-se numa flecha, em algo apto a ser emitido na direção do outro. E como a tendência do corpo do seu menino é fazer o mesmo movimento, haverá um choque, um inevitável encontro de umbigos, braços e peles!
Por incrível que pareça – mãe e pai da família do GATO – é disso que o corpo 'CANINO' gosta ...
7.11 - ZEN
A atitude Zen não se apóia em palavras, muito menos em teorias. Essas coisas atraem o intelecto e o intelecto é um obstáculo à percepção. Na visão Zen o excesso de palavras e as teorias são substituídas por vivências, isto é, por circunstâncias para o aguçamento da percepção ...
Antes de prosseguir a leitura, sugerimos ao leitor se dedicar com afinco e profundidade sensorial às já apresentadas, dando especial atenção aos ABRAÇOS...