Introdução

2.1 - O FATOR 'COMUNICAÇÃO'

Na visão arcaica os organismos existem para interagir, de onde a formação de um corpo é precedida pela possibilidade deste corpo se comunicar. Por este prisma, no genoma de um embrião a ativação dos genes determinantes do seu plano corporal, pressupõe a ativação de genes determinantes do seu respectivo plano comunicacional.

Genes Comunicacionais

Assim como até a década de 80 os genes determinantes dos planos corporais e suas implicações no Processo Evolutivo, se escondiam sob o nível dos genes sintetizadores das proteínas (os codificantes), em algum momento futuro, sugere o Pensamento Antigo, a EVO-DEVO irá detectar que por baixo deste duplo nível atua um terceiro, e é nele que reside a diferença AH.

O nosso foco, pois, são os "genes determinantes dos planos comunicacionais". Em relação a eles, o site expõe: quais são, onde se localizam nos genomas animal e humano e como se diferenciam quanto à sua transmissão ...

Genes dos Planos Comunicacionais - Genes Comunicacionais

2.2 - A FRASE

Evidentemente que a expressão "os animais nascem formados e o homem sem forma" não se refere às formas corporais em si, aos formatos físicos, mas sim, e em vista do exposto em 2.1, às formas de as formas corporais se comunicarem, isto é, "aos modos como elas se comunicam", de onde a enigmática frase que sintetiza a diferença embrionária entre animais e homens resulta na afirmação:

"no momento do nascimento, os animais estão com seus modos de se comunicar definidos e o homem indefinido"

E desde que o conhecimento Antigo privilegia a essência de um fenômeno, os 'modos comunicacionais' acima se referem à dimensão sensorial (a comunicação se realiza através desta) mais profunda. E quanto a ela o Pensamento Arcaico nos dá uma pista:

..."para que um corpo animal ou humano se comunique é imprescindível que haja um direcionamento inicial, um vetor que o oriente a atuar em determinado espectro do cenário sensorial."

Genes Comunicacionais

Para investigar a natureza desses vetores nos animais, observaremos de início, cães e gatos, e em seguida, bois e cavalos!

2.3 - CÃES E GATOS

Cães e Gatos - Genes ComunicacionaisObserve o gato. Ele não faz nada sem antes VER e OUVIR.

A caça é uma tocaia, atividade baseada na visão e audição. O alimentar-se é feito sem pressa, olhando cada naco, escutando cada mastigação. Atente para o bichano após pegar um camundongo! Apesar de com fome, ele não o come direto. Antes, precisa dar um tempo, e este tempo é gasto em ver e ouvir o ratinho. O empurra pra cá, pra lá,... ouve os guinchos do coitadinho, para só depois degluti-lo. O acasalamento, então, é um espetáculo de sons e imagens, um show! Cada um mostrando ao outro do que é capaz. Só assim eles se vêem e ouvem mutuamente, do contrário não ativam a libido sexual. O desejo de VER/OUVIR, pois, antecedendo a todos os demais, é o fato sensorial mais significativo do instinto felino.

Genes ComunicacionaisImagine-se, em contraponto, caminhando com seu cachorro, quando lá na esquina alguém cantarola uma linda melodia! Na certa que o seu amigo a ouvirá e verá o cantante. Mas o que acontece? Tão logo detecta o som, parte como uma flecha na direção da sua fonte, para fazer o que mais gosta: chamar a atenção sobre si, em outras palavras, SER VISTO E OUVIDO. Pula no cantador, mostra os dentes, late ... Infelizmente a melodia será interrompida!

Conclusão Zen: cães vêem e ouvem, mas não gostam de ver e ouvir. Se gostassem, posicionariam-se para isso. Para eles 'ver e ouvir' é um meio, 'fazerem-se vistos e ouvidos', o fim!

2.4 - BOIS E CAVALOS

Bois e Cavalos - Genes ComunicacionaisAmigo internauta, repare nos olhos do BOI lhe encarando. Você acha que o desejo deles é realmente vê-lo, ou preferem que você os veja? Por acaso transmitem algum recado? Ora, o olhar que ao se comunicar transmite recados é o olhar para SER VISTO! Experimente ver alguém e ao mesmo tempo transmitir pelos olhos uma mensagem para este alguém. Você consegue vê-lo na acepção do termo? Pois é assim que o boi vê!

Assobie agora para o seu cavalo. Os olhos do animal transmitem recados? Certamente que não! Enquanto os de um bovino, como mares agitados, exteriorizam as intenções, ... os do cavalo são como lagos, não revelam os objetivos, são utilizados exclusivamente para VER.Quando uma decisão é tomada, você é o último a saber! E desde que 'para onde a visão vai, a audição vai atrás', os ouvidos do CAVALO também são para ouvir.

OLHOS P/ VER - OLHOS P/ SEREM VISTOS

2.5 - CONCLUSÃO

No universo animal reduzido às quatro populações citadas, a visão arcaica sinaliza que do ponto de vista sensorial há dois modos de se comunicar primários: enquanto felinos e equinos se comunicam vendo e ouvindo, ...caninos e bovinos, se fazendo vistos e ouvidos.

Genes Comunicacionas

Estes são os vetores sensoriais a que se refere o conhecimento Antigo. Vamos investigá-los, inicialmente no contexto deste quadrilátero de mamíferos, começando pelos felinos ...

Conheça mais sobre Genes Comunicacionais:

Apesar do título, o texto não é de Biologia e a explicação é simples: antes de ser um fenômeno biomolecular, o DNA é um evento LINGUÍSTICO e este aspecto é o que nos interessa, de onde o material é acessível a todos os interessados.