Modos Sensoriais 3

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5.1 - SENSORIALIDADE MOTORA(1)

A observação das linguagens corporais primárias indica que os caracteres de PARTIÇÃO e TOTALIZAÇÃO atuam tanto nas sensorialidades específicas dos animais investigados (nos seus modos de ver, ouvir, sonorizar, etc), como no modo como deslocam os membros (na sensorialidade - motora).Vejamos...

Observe o esforço de cães e gatos pequenos ao tentarem subir os degraus de uma escada: enquanto os gatinhos são elásticos, o corpo PARTIDO, os membros facilmente dobráveis, ... os cachorrinhos têm o corpo inteiriço, TOTALIZADO, precisam tomar distância senão se atrapalham!

5.2 - SENSORIALIDADE MOTORA(2)

Vide o cachorro se aproximando: todas as suas partes tendem a se mover juntas! E o mesmo ocorre com bovinos e répteis. Observe o jacaré quando transita da condição repouso para a movimento. Ele sai inteiro! Todos os seus membros se deslocando ao mesmo tempo!

Atente em contraponto para o gato: ao se mover "umas partes vão, outras ficam", o deslocar é partido! E o mesmo ocorre com cavalos e aves!

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Desde que os planos corporais desses animais realizam estes atributos elementares, vem a pergunta: de que informação genômica procede essa constatação linguística? Ainda mais que os caracteres de PARTIÇÃO e TOTALIZAÇÃO são detectáveis em toda a sensorialidade destes animais. São integradores!

Por acaso procedem dos genes aparentes, ... dos HOX, PAX, ... ou dos genes 'p/a parte' e 'p/o todo', determinantes, respectivamente, das libidos VO e SVO?!

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5.3 - A ÉGUA ESTÁ SALTANDO!

Modos Sensoriais 3Ela tem a consciência instintiva da PARTIÇÃO do seu corpo. Observe-a em câmara lenta! Ao se aproximar do obstáculo, os membros dianteiros gradualmente se partem, se diferenciam, se contraem ... e após ultrapassá-lo, patas, pernas e antepernas se descontraem, não todas de uma vez, mas cada qual a seu tempo. É a elegância do corpo PARTIDO! Nos bois, em complemento, estes membros têm dificuldade em se contrair e ao se moverem, tendem a fazê-lo simultaneamente. É a rusticidade do corpo TOTALIZADO, a famosa 'perna-dura' dos bovinos, o que dificulta saltar obstáculos!

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5.4 - ZEN

Aproveitando o mencionado sobre a sensorialidade motora, uma pequena constatação sobre COICES ...

O de um BOI você sente na hora, o de uma ÉGUA depois! A razão é óbvia: enquanto os membros da perna bovina (coxa, perna e pata), movidos pela coordenação motora totalizada, atingem o objetivo 'todos' ao mesmo tempo', ... no coice EQUINO, a coordenação-motora partida, eles não chegam juntos, mas 'um de cada vez'. Por isso a dor demora!

5.5 - E A SUA COORDENAÇÃO-MOTORA?

Internauta - leitor, o seu corpo de mamífero é da família sensorial do GATO ou do CACHORRO? Ele tende a se deslocar partidora ou totalizadoramente, é do 'um passo por vez' ou do 'mais de um'?

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5.6 - "OLHANDO PARA OS MEUS SAPATOS!"

Modos Sensoriais 3Experimente caminhar ...

Você sente os passos leves, independente de quanto pesa, e que não é qualquer obstáculo que o fará tropeçar,... ou pisa denso e com frequência se acidenta nos ressaltos da calçada. Como é o seu pisar?

Se percebe o passo leve é porque a sua perna sente mais prazer em se contrair (em partir-se), e assim, sem perceber, ou seja, instintivamente, você tira os pés do solo com naturalidade. No caso contrário, em que sua perna se sente mais feliz ao se alongar, ao se des-contrair (ao repor os pés no solo), ... o seu pisar é denso, tipo `canino´ e por isso tende a tocar os pés no chão `mais que o necessário´. O resultado?

... olhe para os seus sapatos !

5.7 - TIRANDO A DÚVIDA

Admitindo-se que os corpos dos mamíferos humanos, igualmente aos dos animais investigados, estão sujeitos à sensorialidade modal focalizada, ... e que o amigo-internauta ainda não conseguiu captar a presença de um dos dois caracteres `direcionadores´ no seu corpo, ou está se identificando com ambos, a próxima vivência tem tudo para tirar sua dúvida! A menos da EXPERIÊNCIA-CHAVE, que abre as portas, a que segue possibilita a diferenciação das duas LINGUAGENS CORPORAIS primárias como nenhuma outra circunstância comunicacional...

5.8 - "O ENCONTRO NO CALÇADÃO"

Você está caminhando pelo calçadão, fazendo suas compras, e percebe ao longe um amigo vindo em sentido oposto. Como o seu corpo se comporta em imagem e som? Tende a anunciar-se ou prefere que o do amigo se anuncie? Ao vê-lo, suas mãos, que estavam coladas ao corpo, tendem a se erguer para um aceno e os lábios balbuceiam o nome do conhecido, apesar que ainda distante, ele não irá ouvi-lo, ou ao contrário, ... mãos e lábios tendem a aumentar a discrição? Se o desejo do seu corpo, tão logo visualiza o do amigo, é sinalizar presença, ele quer SER VISTO/OUVIDO, ou seja, é da família sensorial CANINA (o aceno canino é instantâneo). Mas se o desejo dele é aguardar uns segundinhos e inclusive, posicionar-se mais comedido ainda, é da família sensorial FELINA, dos que preferem VER/OUVIR.

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5.9 - EXPLORANDO A VIVÊNCIA

Se o seu corpo - como o de um GATO - ao ver o do amigo se aproximando, prefere não acenar de pronto, mas aguardar uns segundinhos, vem a pergunta: por quê o atraso no aceno? Entre outras respostas baseadas na sensorialidade, a audiovisual é evidente. Não precisando SER VISTO nem OUVIDO, o seu corpo não tem pressa em sinalizar presença, prefere agir só depois de ver e ouvir!

Por outro lado, se ele é do 'aceno instantâneo', repare como a sua visão é superficial! É claro que neste caso o seu corpo, como o de um CACHORRO, também gosta de VER, aliás, adora ver! Só que regra geral vê errado, tende a ver mais de um elemento do ambiente por vez, e ver a 'todos' é não ver nenhum direito!

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5.10 - ZEN

Se o leitor identificou o seu corpo de mamífero com o jeito CANINO de ser, ... tendo olhos que não enxergam, ou melhor, não se atraem pelo que vêem - tanto é que procuram ver mais coisas! - , orelhas que apesar de ouvirem bem, não dão ouvidos ao que ouvem, o corpo INDISCRETO (se anunciando a torto e a direito), a fonação incontrolável, etc, ... não fique triste! Apenas que o seu ponto fraco - do ponto de vista sensorial - está no eixo do VER / OUVIR; já o seu ponto forte, no  do SER VISTO / OUVIDO!

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Conheça mais sobre Modos Sensoriais:

Apesar do título, o texto não é de Biologia e a explicação é simples: antes de ser um fenômeno biomolecular, o DNA é um evento LINGUÍSTICO e este aspecto é o que nos interessa, de onde o material é acessível a todos os interessados.